A partir das 0h desta quinta-feira (17), o aplicativo de troca de mensagens Whatsapp pode ser bloqueado por 48 horas no Brasil. Uma ordem judicial enviada às operadoras de telefonia determinou pena de multa para quem descumprir a determinação. As informações preliminares são da Folha.
Segundo o site do jornal, a medida foi imposta pela Justiça de São Paulo por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob sigilo.
Seria uma vitória para as operadoras. As empresas de telefonia estão pressionando o governo brasileiro para que o aplicativo seja regulamentado. Elas defendem que o Whatsapp – e aplicativos similares – são serviços de telecomunicações. Como tais, não poderiam funcionar no Brasil por não ter licença para atuar como operadoras.
Segundo um levantamento divulgado pela consultoria Teleco em junho deste ano, no primeiro trimestre de 2015, o brasileiro falou 111 minutos ao celular. Foi uma queda de 15,6% em relação aos últimos três meses de 2014. Entre os responsáveis por essa queda está o Whatsapp, que tem um recurso de ligação pela internet de graça.
De acordo com o Ibope, o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos internautas brasileiros. Segundo o levantamento, 93% dos usuários de internet do País utilizam o WhatsApp. Em seguida, aparecem estão Facebook (79%), YouTube (60%) e Instagram (37%).
Entramos em contato com a assessoria do Facebook, dono do Whatsapp, no Brasil. Mas a empresa diz que não é responsável pelo aplicativo. O Whatsapp também não tem assessoria de imprensa no Brasil.
Assim que tiver mais informações sobre o caso atualizaremos aqui.
Créditos : Folha
AJUDE O PORTAL AZ AMERICA
Qualquer doação é bem aceita ....