Configurando o SAMBA e DLNA no Ultra 3 e outros – 11/09/2015
O que são SAMBA e DLNA?
Uma breve explicação para entenderem.
Resumindo o que o servidor Samba faz:
Com o servidor Samba, é possível compartilhar arquivos, compartilhar impressoras e controlar o acesso a determinados recursos de rede com igual ou maior eficiência que servidores baseados em sistemas operacionais da Microsoft. Mas, neste caso, o sistema operacional utilizado é o Linux.
O Samba é compatível com praticamente qualquer versão do Windows, como NT 4.0, 9x, Me, 2000, XP e Server 2003, além de máquinas com o Linux, é c*l*r*o.
Todo trabalho feito pelo Samba é provido de grande segurança, uma vez que há grande rigor nos controles dos recursos oferecidos. Tanto é que existem empresas que usam o Samba como solução para conflitos existentes entre diferentes versões do Windows.
DLNA:
O que é?
É importante destacar que DLNA – Digital Living Network Alliance ou Aliança para Redes Domésticas Digitais – não é uma conexão, e sim um acordo entre empresas do ramo da tecnologia.
Essa “aliança” foi firmada a fim de estabelecer um padrão para a conectividade multimídia entre equipamentos eletrônicos de modelos e marcas distintas.
Como surgiu
A DLNA foi estabelecida pela Sony em junho de 2003 quando um grupo de empresas concordaram em criar uma tecnologia baseada em padrões, buscando que todos os seus produtos fossem compatíveis em uma rede, mesmo que fossem feitos por diferentes fabricantes.
Com o tempo, a tecnologia continuou recebendo melhorias e hoje existem mais de 240 membros associados à DLNA, entre eles os principais fabricantes mundiais de aparelhos eletrônicos, desenvolvedores de software, dispositivos, serviços e aplicações e os provedores de conteúdo.
Entre as empresas que compõem, podemos citar nomes como: AT&T, Cisco Systems, DIRECTV, Dolby, HP, Huawei, Intel, LG, Microsoft, Motorola, Nokia, Panasonic, Samsung, Sharp, Sony. A Apple não compõe o grupo e adota em seus equipamentos outro protocolo, o Digital Audio Access Protocol (DAAP).
Suporte
Televisões, smartphones, impressoras, netbooks, notebooks, computadores, HDs externos, aparelhos de som, DVD Player, câmeras e consoles são exemplos de dispositivos que podem ter certificado DLNA.
O site da organização oferece uma lista de produtos compatíveis. Pode procurar por um “selo DLNA” no seu eletrônico ou entrar na página e confirmar!
O que precisa para utilizar o serviço?
De dispositivos certificados pela DLNA que estejam conectados em uma mesma rede local.
Como funciona?
Para ilustrar o funcionamento da tecnologia, montamos um demonstrativo com a troca de arquivos entre um smartphone Android e um PC com Windows 7. Realizamos um passo a passo sobre como utilizar a tecnologia nessa situação:
Ao iniciar, deve-se garantir que os dois estejam conectados em uma mesma rede, nesse caso Wi-Fi. Depois, abrimos o aplicativo All Share* e o smartphone já tornou-se preparado para trocar arquivos de mídia com outros aparelhos, dispensando o uso de cabos ou de Bluetooth.
*All Share é exclusivo de aparelhos Samsung. Outros aparelhos podem utilizar o serviço através de apps como Skifta, iMediaShare Lite, 2player, SmartShare (LG).
Depois, pesquisamos dispositivos compatíveis e tivemos acesso aos arquivos multimídia de um PC da redação. Através dessa tecnologia, é possível, além de acessar, também baixar os arquivos que tenha interesse
Agora um tutorial com dicas de como fazer com que seu computador reconheça e acesse a Rede Samba!!!
Como o windows necessita de uma configuração de rede e compartilhamento para que seja reconhecido pelo SAMBA (disponível no Phantom Ultra 3 e outros aparelhos)
Segue abaixo essa configuração:
1 – Vá no icone Rede na área de trabalho do seu pc e clique em cima dele com o Botão Direito do Mouse e escolha Propriedades
2 – Nessa janela clica em “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas”
3 – Deixe as permissões como a imagem abaixo:
4 – Ainda nessa janela acima clique em “Todas as Redes” e role a pagina até embaixo e marque “Desativar compartilhamento por senha”
5- Clique em “Salvar configurações”
6 – Volte na tela inicial das configurações de Rede e la embaixo a esquerda clique em “Grupo doméstico”
7 – Na janela que será aberta, clique em ” Permitir que todos os dispositivos nesta rede como Tvs e consoles de jogos reproduzam meu conteúdo compartilhado”
8 – Nesta próxima janela clique em “Permitir tudo”. Perceba que na lista abaixo terá todos os seus dispositivos conectados à rede e que estarão disponíveis para ser em acessados através do SAMBA ou DLNA.
9 – Clique lá embaxio em “Avançar” e na próxima janela, de novo em “Avançar” e será exibida uma senha de rede, anote e guarde para quando precisar.
pronto até aqui tudo configurado na rede.
Porém você precisa ainda configurar seus arquivos para que eles sejam compartilhados na rede:
1 – Vá na pasta “Meu computador” e em “Bibliotecas” faça o seguinte:
2 – Em cima de cada uma das pastas (Documentos, imagens, música e video), clique com o Botão Direito do mouse> escolha Compartilhar com > Grupo Doméstico (visualizar)
Desta forma agora tua rede estará configurada e seus arquivos liberados para o compartilhamento.
Como Acessar o SAMBA : Aqui o exemplo para o Phantom Ultra 3 , porém pode ser utilizado em quaisquer dispositivos que tenham esse recurso.
No Ultra 3 vá em:
1 – Menu > Guia On Demand > Samba > ok >
2 – Agora escolha uma das mídias que queira acessar do seu pc e de ok em cima dela
3 – A tela carregará o seu Grupo de Rede (Workgroup ou GRupo Doméstico) dependendo de sua configura;cão.
4 – Dê um clique em cima do Grupo e apartir daqui você terá acesso a todos os seus arquivos, seja feliz e divirta-se.
Como Acessar o DLNA : Aqui o exemplo também o Phantom Ultra 3 , porém pode ser utilizado em quaisquer dispositivos que tenham esse recurso.
No Ultra 3 vá em:
1 – Menu > Guia On Demand >DLNA > DMR > ok >
2 – Pronto essa opção tem as mesmas funções do SAMBA, então basta você selecionar as pastas e arquivos que deseje acessar e se divertir.
AJUDE O PORTAL AZ AMERICA
Qualquer doação é bem aceita ....