.
Como melhorar o sinal da parabólica durante as chuvas
O período de chuvas voltou e muita gente já está tendo problemas de recepção de sinal nas suas antenas parabólicas, que pelo jeito, tem muito medo da água que vem do céu.
A chuva funciona como uma barreira natural para o sinal enviado pelo satélite, as existem chuvas e chuvas, por isto a situação é diferente conforme a chuva é diferente.
Mas como já falamos muito sobre a influência desta barreira criada pela chuva nas matérias que citamos acima, e por isto eu peço que cliquem e leiam estas matérias, quero abordar a situação da chuva hoje de um ângulo um pouco diferente: algumas coisas a se fazer para melhorar a estabilidade do sinal da sua antena parabólica quando chove.
- A primeira providência é usar uma antena de tamanho maior para a captação do sinal do satélite, quanto maior a antena maior a quantidade de sinal captada e enviada para dentro do LNB, mas o LNB tem que ser compatível com o tamanho da antena também, como se trata de recepção caseira o que buscamos, não compensa comprar um LNB profissional pois há toda uma gama de equipamentos que devem ser utilizados junto a ele e que encarecem muito a recepção.
- Usar cabos com mais malha sempre ajuda já que através do tempo de uso os cabos vão se deteriorando por dentro também, e a chuva é um dos agentes mais severos nessa deterioração dos cabos. Cabos com menos malhas tendem a dar problemas primeiro. A malha também está intimamente ligada à distância entre a antena e o receptor, quanto mais longa mais malha é necessário pra estabilizar o sinal.
- Isolar as conexões com os cabos com boas fitas de autofusão, desta maneira a água da chuva não entra no cabo e diminui a interferência da água no sinal trafegando no cabo, dependendo da situação pode até mesmo causar um curto no cabo e no tuner do seu rceptor de satélte. Esta ação é a mais negligenciada por quem instala antena parabólica.
- Proteger as chaves Diseqc, Diplexer e outras da ação do tempo, se não dá para instalar embaixo de um telhado ou cobertura, usar caixas de proteção que são vendidas em lojas especializadas e proteger as entradas destas caixas contra possíveis infiltrações.
- Fazer aterramento da sua antena parabólica, pois de onde vem chuva também vem raio.
- Usar amplificador de sinal para instalações com cabos muitos longos, clique aqui pra ler.
- Usar receptor de satélite com tuner de melhor qualidade, mas infelizmente não temos testes para nos ajudar a escolher o equipamento com melhor rendimento.
- Fazer ajuste fino da antena parabólica para estar sempre captando o melhor sinal.
AJUDE O PORTAL AZ AMERICA
Qualquer doação é bem aceita ....