DTH (Direct To Home) ou IPTV, qual é melhor ? Ou será que ambos resultam
na mesma coisa para o assinantes? É um assunto que já vem sido debatido
há um tempo nos meios da comunicação. Como todo sistema, cada um possui
suas fraquezas e forças técnicas, mas e para o assinantes, o que elas
significam? Antes disso, vamos analisar um pouco o que é IPTV e o que é
DTH.
O DTH
Começando pelo DTH (Direct to home.) É o sistema de operaçãao via satélite. Primeiro temos a estação (UPLINK CENTER) que envia as informações já decodificadas para o satélite e então passa pela antena da sua casa e é decodificada pelo Decoder. Um modelo já antigo que é o mais utilizado no mundo para transmissões de dados televisivos. Por aqui, até agora, sempre utilizamos DTH.Um pouco do IPTV
Basicamente é o mesmo que o DTH. A grande diferença esta apenas no quesito recepção, que no caso, não tem de ser enviado informações ao satélite para que chegue a sua casa. É do UPLINK Station ou center para um cabeamento que leva direto para a casa do assinante e também é decodificado pelos decoders.Lembrando que não estamos apresentando todo o processo. Tanto DTH quanto IPTV por inteiro. Não falamos de muitas etapas que são passadas em todo esse processo até que você receba na sua casa a transmissão de TV, já que são muitas e tudo muito técnico, o que não nos interessa muito.
Qual a mais adequada?
Agora o que de fato o que se vale a pena questionar: Qual é melhor ou ambas são iguais para o assinante?O que mais vemos de comum é que clientes que possuem DTH reclamam que em dias de chuva forte o sinal da TV cai completamente ou a imagem fica mais quadriculada, pixelada, quebrada ou alguns canais deixam de ser transmitidos. Muitas das empresas que trabalham com DTH estão tentando resolver esse problema com o processo de possuir dois ou mais UPLINK STATION, ou seja:Se temos um CENTER em São Paulo mas começa a chover a transmissão dos dados decodificados para o satélite fica comprometida, podendo ocorrer falhas no processo. Então um outro CENTER em Brasilia começa a fazer a decodificação em 100% evitando assim grande problemas, ai tudo só depende da antena e do decoder que a pessoa tiver em casa.
Problemas no DTH também estão nos conteúdos interativos e On Demand que ficam ou mais caros ou são comprometidos dependendo da capacidade do satélite e de sua infraestrutura. Por outro lado, muitos questionam esse quesito do satélite.
Sendo assim, será que a IPTV é melhor? O que primeiramente nos ocorre é que o IPTV não corre tanto esse risco de queda de transmissão quanto o DTH. Mas e se uma falha nos cabos ou até mesmo na caixa óptica ocorrer a transmissão também não vai ficar comprometida ? Lembrando que são muitos quilômetros de cabos e muitas caixas ópticas espalhadas, esse problema não é tão improvável assim. Mas de qualquer forma, ainda é mais estável nesse quesito em comparação com o sistema DTH.
Um ponto extremamente positivo é a questão dos conteúdos interativos nesse sistema. Como o IPTV também é um processo que usa a internet, de certa forma, é bem melhor pra On Demand e demais conteúdos, pois, facilita a transmissão de dados não dependendo de satélite.
Existem também aqueles que utilizam das duas tecnologias, como no caso da GVT. Utilizam o DTH como sistema principal, mas, todo o conteúdo On Demand é por IPTV e se caso cair o DTH, o IPTV entra em trabalho para não deixar a pessoa perder aquela programação que estava assistindo. É um sistema bastante inteligente e em geral garante a boa experiência do consumidor.
Atualmente, existem outros sistemas de transmissão e decodificação mais atuais ou antigos. Porém, os mais frequentes no mundo todo são o DTH E IPTV. Na opnião desse que vos escreve, usaria ambos os sistemas sem receio caso a operadora em questão me oferecesse o que quero. E você, leitor, já passou por algum problema desse tipo? Coloquem nos comentários os problemas que já enfrentaram e em qual modelo.
créditos :Exorbeo
AJUDE O PORTAL AZ AMERICA
Qualquer doação é bem aceita ....